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Como jogar Calamandara

Atualizado: 15 de jan.

 

Calamandara é um jogo de tabuleiro abstrato e competitivo de estratégia. O objetivo do jogo é ser o primeiro jogador a alcançar o espaço central do tabuleiro, a Fenda Dimensional, com seu token de viajante. Para isso, os jogadores usam cartas e tokens para navegar pelo tabuleiro e bloquear os oponentes. Leia agora um resumo de como jogar Calamandara!

 

Preparação do Jogo:

O primeiro passo para jogar Calamandara é fazer a preparação do jogo. Para isso, siga os seguintes passos:


  1. Escolha dos Tabuleiros e Tokens:

    Cada jogador escolhe um tabuleiro individual de viajante (Terras Dogmáticas), um token de viajante e um playboard. Os playboards são organizados com os tokens de Símbolos Dogmáticos.


  2. Distribuição das Cartas de Símbolos: 

    As 36 Cartas de Símbolos são embaralhadas e divididas igualmente entre os jogadores, que as posicionam em seus respectivos tabuleiros com a face para cima.


  3. Distribuição das Cartas de Lembrança: 

    As 72 Cartas de Lembrança são embaralhadas e divididas igualmente entre os jogadores. O conteúdo das cartas é secreto. Cada jogador pode adquirir até 5 cartas de cima do seu baralho de Cartas de Lembrança para formar sua mão inicial.


  4. Seleção dos Símbolos Dogmáticos Iniciais: 

    Cada jogador escolhe 2 Símbolos Dogmáticos para começar o jogo.


  5. Sorteio do Primeiro Viajante: 

    Os jogadores sorteiam o Marcador de Primeiro Viajante para determinar quem inicia o jogo.


O Jogo:

Calamandara é jogado em turnos, com cada turno dividido em 4 fases:


  1. Adquirir Símbolos Dogmáticos:

    O jogador observa a Carta de Símbolo no topo do seu baralho e adquire o símbolo central e um dos símbolos inferiores, posicionando-os em sua Reserva de Símbolos.


  2. Inserir Símbolos Dogmáticos: 

    O jogador pode inserir de 1 a 4 Símbolos Dogmáticos da sua reserva em seu tabuleiro ou no tabuleiro de outros jogadores, de acordo com as regras de cada símbolo.


  3. Mover Token de Viajante: 

    O jogador pode mover seu token de viajante pelos símbolos de Pegada dispostos em seu tabuleiro.


  4. Reservar / Descartar / Adquirir Cartas de Lembrança:

    O jogador pode reservar Cartas de Lembrança na Reserva Final, descartar uma Carta de Lembrança, ou adquirir Cartas de Lembrança do topo do seu baralho


Símbolos Dogmáticos:

Cada Símbolo Dogmático tem uma função específica no jogo, como:


  • Pegada: 

    Permite que o token do jogador avance pelo tabuleiro.

  • Montanha: 

    Obstrui espaços no tabuleiro.

  • Caverna: 

    Permite atravessar diagonais no tabuleiro.

  • Asa: 

    Permite pular uma linha inteira no tabuleiro.

  • Torre: 

    Impede a colocação de certos símbolos na mesma linha e protege contra efeitos de Cartas de Lembrança.

  • Espelho: 

    Faz um jogador adversário retroceder um espaço.

  • Estrela:

    Permite realocar símbolos na mesma linha ou coluna.

  • Cachoeira:

    Pode se transformar em Pegada, Torre ou Montanha no próximo turno do jogador.

  • Fogo: 

    Destrói outros símbolos (exceto Pegada com token de viajante, Cachoeira e Fogo)


Cartas de Lembrança:

As Cartas de Lembrança oferecem habilidades especiais que podem ser usadas a qualquer momento do jogo, mesmo fora do turno do jogador. Elas possuem dois tipos de efeitos:


  1. Efeito Imediato: 

    Pode ser usado a qualquer momento, sem restrições.


  2. Efeito Vinculado: 

    Só pode ser usado em conjunto com outras ações do jogo.


Zona Final:

A Zona Final é a área central do tabuleiro. Ao entrar na Zona Final:


  • As Cartas de Lembrança na mão do jogador são colocadas de volta no baralho principal (L).

  • As Cartas de Lembrança reservadas na Reserva Final passam para a mão do jogador.

  • O jogador perde a 4ª fase do turno e não pode mais adquirir, descartar ou reservar Cartas de Lembrança.

  • O jogador só pode usar as Cartas de Lembrança que foram reservadas na Reserva Final.


Fenda Dimensional:


  • O primeiro jogador a colocar seu token de viajante na Fenda Dimensional vence o jogo.

  • Para alcançar a Fenda Dimensional, o jogador deve colocar um símbolo de Pegada no ponto central do tabuleiro e, em cima deste, seu token de viajante


Este guia serve apenas como uma introdução. Para um entendimento completo do jogo, consulte o Livro de Regras.

 






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