top of page

Dúvidas Frequentes de Calamandara - Parte 1

Atualizado: há 4 dias

 

As dúvidas frequentes em Calamandara abordam diversos aspectos do jogo, desde o uso de Cartas de Lembrança e Símbolos Dogmáticos até jogadas e estratégias específicas. Dominar as regras e nuances do jogo é essencial para tomar decisões estratégicas e aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas.

 

Ao usar Sopro dos Seres, é possível anular os efeitos de qualquer Carta de Lembrança?


A carta Elmo da Solitude e a carta Dimensões Relativas não podem ser anuladas por Sopro dos Seres. Todas as demais cartas são passíveis de anulação por Sopro dos Seres.


É possível anular efeitos de ataques de Cartas de Lembrança mesmo que esses ataques não sejam direcionados ao jogador?

Sim, é permitido anular ataques feitos contra outros viajantes.


Qual a diferença entre a carta Elmo da Solitude e Sopro dos Seres?

A carta Elmo da Solitude anula todas as Cartas de Lembrança, menos a carta Dimensões Relativas e também impede a inserção de Símbolos Dogmáticos. Já o Sopro do Seres anula todas as Cartas de Lembrança, menos a carta Elmo da Solitude e a carta Dimensões Relativas.


O que acontece com uma carta de lembrança que teve seus efeitos anulados por Elmo da Solitude ou por Sopro dos Seres?

Cartas de Lembrança anuladas deverão ser imediatamente descartadas.


Ao realocar símbolos, é possível movê-los para qualquer lugar do tabuleiro?

Depende, se a realocação ocorrer pelo uso da carta Laceração Obtusa, deve-se obedecer o que está escrito nela. Caso a realocação ocorra pelo uso de um Símbolo de Estrela, símbolos que estão na área fora da Zona Final só podem ser realocados fora da Zona Final e símbolos que estão dentro da Zona Final só podem ser realocados dentro da Zona Final.


Ao usar a carta Dimensões Relativas, é possível “ultrapassar” o token de viajante que invadi pelo mesmo caminho que ele trilhou?

Não pelo mesmo caminho. O viajante que usou Dimensões Relativas deverá construir um caminho alternativo de Pegadas dentro do tabuleiro do viajante invadido, pois em nenhum momento o token do viajante invasor pode se encontrar com o token do viajante invadido. Ele é, tal qual um Montanha, uma barreira para o outro adversário no tabuleiro.


Como funciona e quando usar a jogada de Involução?

Involução é o nome dado quando o viajante decide “andar para trás” com seu token de viajante pelas Pegadas já dispostas em seu tabuleiro.


O que acontece quando uma carta Ecos Dissonantes é anulada por Sopro dos Seres ou Elmo da Solitude?

O primeiro ataque realizado continuará valendo, pois a carta Ecos Dissonantes não poderá ser usada e irá para o descarte.


Cartas de Elmo da Solitude podem ser anuladas entre si?

Sim, com exceção da carta Dimensões Relativas, a carta Elmo da Solitude pode anular qualquer Carta de Lembrança, inclusive outro Elmo da Solitude.


Cartas de Sopro dos Seres podem ser anuladas entre si?

Sim, a carta Sopro dos Seres pode anular outra carta Sopro dos Seres.


Em que momento exato posso usar uma Carta de Lembrança de efeito vinculado?

O ideal é que cartas de efeito vinculado sejam usadas antes do início ou durante as respectivas ações que se vinculam a essas cartas.


Cartas de Ecos Dissonantes podem ser anuladas entre si?

Não. Somente Elmo da Solitude e Sopro dos Seres podem anular a carta Ecos Dissonantes, mas uma outra carta de Ecos Dissonantes pode retomar uma carta que acabou de ser tomada por outra carta Ecos Dissonantes.


O que acontece com cartas de efeito vinculado que são tomadas por Ecos Dissonantes?

Uma carta de efeito vinculado que é tomada pela carta Ecos Dissonantes, deve imediatamente ser colocada com sua frente revelada, acima do baralho da Reserva Final (RF) do possuidor da carta que foi tomada. Logo, o jogador que usou Ecos Dissonantes terá até o fim do próximo turno do jogador alvo para ativar o poder da carta tomada, atingindo o antigo possuidor dela. Caso após uma rodada o jogador não ative a carta, ela irá para o descarte do jogador alvo. É importante lembrar que enquanto a carta tomada estiver em cima do baralho da Reserva Final, o possuidor dessa RF não poderá adicionar mais cartas a sua RF e não poderá utilizar as cartas que já estão na sua RF.


O que acontece com cartas de efeito vinculado que são copiadas por Domínio de Ircai?

Uma carta de efeito vinculado que é copiada pela carta Domínio de Ircai, deve imediatamente ser colocada com sua frente revelada, acima do baralho principal de Cartas de Lembranças (L) do jogador jogador que utilizou a carta Domínio de Ircai. Logo, este jogador terá o poder de ativar a carta vinculada a qualquer momento que queira, desde que haja o vínculo para a ativação dessa carta. É importante lembrar que enquanto a carta copiada estiver em cima do baralho de Cartas de Lembrança (L), o jogador não poderá adquirir mais cartas na 4ª fase de seu turno e não poderá utilizar a carta Miragem do Sono.


O que acontece com cartas de efeito vinculado que são revividas por Calamandara Q'Hoz?

Uma carta de efeito vinculado que é revivida pela carta Calamandara Q'Hoz, deve imediatamente ser colocada com sua frente revelada, acima do baralho principal de Cartas de Lembranças (L) do jogador jogador que utilizou a carta Calamandara Q'Hoz. Logo, este jogador terá o poder de ativar a carta vinculada a qualquer momento que queira, desde que haja o vínculo para a ativação dessa carta. É importante lembrar que enquanto a carta revivida estiver em cima do baralho de Cartas de Lembrança (L), o jogador não poderá adquirir mais cartas na 4ª fase de seu turno e não poderá utilizar a carta Miragem do Sono.


Para onde irão os Símbolos Dogmáticos que são destruídos por efeitos de Cartas de Lembrança?

Os Símbolos Dogmáticos destruídos por Cartas de Lembrança devem ser transportados para o Depósito de Símbolos do viajante que usou a Carta de Lembrança e os destruiu.


O que acontece se alguém anular uma carta que acabou de ser copiada ou tomada?

A carta Domínio de Ircai copia os efeitos de uma carta. Por tanto, em caso de anulação, serão os efeitos copiados que serão anulados, e não a carta original. Logo, isso faz com que a própria carta Domínio de Ircai também seja anulada, pois é ela quem representa os efeitos dessa cópia.


No caso de uma anulação de uma carta que foi tomada acontece normalmente. Em um breve exemplo: primeiro a carta Ecos Dissonantes é usada para tomar a outra carta. Logo, Ecos Dissonantes é exaurida e vai para o descarte. O jogador fica então com a carta tomada, mas então essa carta é anulada. Assim, a carta tomada não poderá ser usada e também seguirá para o descarte.


A carta Elmo da Solitude pode ser copiada pela carta Domínio de Ircai?

Não. A carta Domínio de Ircai não poderá copiar os efeitos do Elmo da Solitude. Mas as cartas Sopro dos Seres e Dimensões Relativas podem, sim, ser copiadas por Domínio de Ircai.


É permitido que um viajante insira símbolos de montanha, espelho ou estrela em seu próprio tabuleiro, mesmo que na mesma linha já exista um símbolo de torre?

Sim. O viajante poderá inserir símbolos de Montanha, Espelho ou Estrela em seu próprio tabuleiro individual, mesmo que na mesma linha exista um símbolo de Torre, mas desde que esses símbolos estejam na Zona Inicial (ZI).


Como se usa a carta Percepção Dionésica?

Ao usar a Percepção Dionésica, todas as cartas que estiverem na Reserva Final dos viajantes adversários serão reveladas (incluindo cartas reservadas que já estão na mão dos viajantes).


Posso usar uma carta de teor “benéfico” para ajudar outro viajante?

Sim. Cartas que possuam efeitos puramente benéficos para o viajante que as usa, como Teoria Praximecânica, Queda dos Ventos e outras, também podem ser usadas em outros viajantes.


Qual a diferença entre uma carta que foi copiada e uma carta que foi tomada?

Cartas de Lembrança copiadas não têm seus efeitos anulados e seu uso permanece ativo para o seu possuidor.


A carta Domínio de Ircai pode copiar outra carta Domínio de Ircai?

Não, pois assim que uma carta de Domínio de Ircai é acionada, são os efeitos da carta copiada pelo Domínio de Ircai que entrarão em jogo. Desse modo, são so efeitos da carta que foi copiada pelo primeiro Domínio de Ircai que serão copiados novamente pelo segundo Domínio de Ircai.


Se não houver Token de Viajante no tabuleiro que será invadido através da carta Dimensões Relativas, onde devo colocar o meu Token de Viajante?

Se não houver um token de viajante no tabuleiro individual a ser invadido, o invasor poderá colocar seu token de viajante em qualquer Pegada na Zona Inicial ou Zona Final do tabuleiro individual do viajante invadido.


O que acontece com símbolos que não podem ser inseridos devido ao uso de uma carta de lembrança?

Estes devem ser colocados na Reserva de Símbolos do viajante que os possuir.


Como a Torre funciona na Zona Final?

Dependendo da rotação escolhida para a Torre na Zona Final, ela irá proteger todos os espaços da linha onde está inserida. Essa proteção, todavia, não alcança espaços da Zona Inicial.


Depois de inserir dois símbolos no tabuleiro, meu oponente usou uma carta Delírio de Armiô. Esta carta me obriga a retornar com meus símbolos já inseridos para minha reserva de símbolos?

Sim, pois é permitido que o adversário saiba primeiro quais símbolos serão inseridos no tabuleiro antes de decidir usar a Carta de Lembrança.


Usei uma Carta de Lembrança numa sequência de cartas, mas quando fui efetivar os efeitos da carta, as condições para seu uso já não existiam. O que acontece nessa situação?

Se dentro de uma pilha de cartas usadas, alguma destas cartas já não mais atender as condições possíveis para o seu uso, a carta voltará para a mão do seu possuidor e poderá ser usada em outro momento.


O que acontece com um viajante invasor que sofrer decaimento?

O viajante invasor, que usou a carta Dimensões Relativas, e sofreu decaimento através de um ataque com Espelho deverá voltar ao ponto inicial de seu tabuleiro individual de origem.



 






Posts recentes

Ver tudo
Como jogar Calamandara

Calamandara é um jogo de tabuleiro abstrato e competitivo de estratégia. O objetivo do jogo é ser o primeiro jogador a alcançar o espaço...

 
 
 

2 Comments


Por via de Realocação (Ex: estrela ou Laceração Obtusa):

a) é possível posicionar uma torre na mesma linha e com mesma orientação onde já exista outra torre? Qual o efeito? Uma torre defenderá a outra?


b) é possível posicionar um símbolo de asa na mesma linha com a mesma orientação onde já exista outra asa? Qual o efeito? Um salto duplo?

Like
Rann
Rann
Mar 10
Replying to

a) Pela regra atual, sim. As torres se defenderão, caso uma realocação de símbolos as posicionem em defesa uma da outra. b) Isso é possível somente por via de realocação, mas nesse caso, a dupla Asa não causa salto duplo. A segunda Asa apenas ocupará um espaço no tabuleiro, e poderá servir de "Asa reserva" caso uma das Asas seja destruída.

Like

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS!

Obrigado por se inscrever, viajante!

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

PAGAMENTOS

PIX

CARTÕES

BOLETO

Site 100% seguro

©2024 Editora Sunofesto. Todos os direitos reservados 

 Razão Social:  R. M. S. CAVALCANTE & C. A. PENNA LTDA - CNPJ: 51.353.053/0001-27

Endereço: Rua Barbosa de Freitas, nº 1741 - Sala 04, Aldeota - Fortaleza, CE - Brasil | CEP: 60.170-021

bottom of page