top of page

Dúvidas Frequentes de Calamandara - Parte 2

Atualizado: 17 de mar.

 

Chegamos a segunda parte das dúvidas frequentes em Calamandara. Dominar as regras e nuances do jogo é essencial para tomar decisões estratégicas e aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas!

 

Se um viajante tiver "pulado" a fase de se mover e demonstrar a intenção de realizar a 4ª fase (Reservar/Descartar/Adquirir Cartas de Lembrança), mas for impedido de fazê-lo, ele ainda poderá se mover (3ª Fase)?

Não, pois ele demonstrou a intenção de fazer uma fase após a fase de movimentação e só não o fez por ter sido impedido. Nesse caso, não poderá se mover, pois deixou claro que havia “pulado” a 3ª fase.


O que acontece quando a carta O Poço é copiada mais de uma vez em um mesmo momento?

A rotação acontecerá em todas as vezes que O Poço foi copiado, além da vez original. Cada rotação deve ser concluída antes da próxima.


Fiz uma Involução, e fui impedido de adquirir Cartas de Lembrança quando cheguei na ZI. Quando irei adquiri-las?

Na última etapa da 4ª fase de seu turno.


Avancei para a Zona Final e fui impedido de adquirir as cartas da Reserva Final. Quando irei adquiri-las?

Assim que iniciar seu próximo turno.


O que acontece quando cartas reveladas que estão na Reserva Final são trocadas ou tomadas?

Cartas reveladas sempre permanecerão reveladas, mesmo que trocadas. Da mesma forma, cartas não reveladas permanecem ocultas.


Para qual descarte deverá ir Cartas de Lembrança de efeito imediato que forem copiadas, revividas e tomadas?

Para o Descarte (D) do viajante que a copiou, reviveu ou tomou, acima das cartas que realizaram essas ações (Domínio de Ircai, Calamandara Q’Hoz e Ecos Dissonantes) A única exceção será em cartas vinculadas que forem tomadas. Nesse caso, essas cartas, após serem exauridas, irão para o Descarte (D) do viajante-alvo atingido por ela.


A transformação da Cachoeira em Pegada, Montanha ou Torre é considerada uma INSERÇÃO de símbolos?

Não, pois se trata somente de uma transformação de um símbolo que já estava inserido no tabuleiro anteriormente (Cachoeira) em outro símbolo (Pegada, Montanha ou Torre).


Uma Cachoeira pode se transformar em uma Montanha se houver uma Torre defendendo a mesma linha onde ela se encontra?

Não, pois o poder da Torre também impede que a Cachoeira se transforme em Montanha, e nessa ocasião ela deverá ser transformada em uma Pegada ou, caso seu possuidor não deseje transformá-la, ela será descartada após o fim do turno em que ela deveria ser transformada.


Uma Cachoeira pode se transformar em uma Montanha se houver uma Torre defendendo a mesma linha onde ela se encontra?

Não, pois o poder da Torre também impede que a Cachoeira se transforme em Montanha, e nessa ocasião ela deverá ser transformada em uma Pegada ou, caso seu possuidor não deseje transformá-la, ela será descartada após o fim do turno em que ela deveria ser transformada.


Uma Cachoeira pode se transformar em uma Torre se já houver uma Torre defendendo a mesma linha onde ela se encontra?

Depende. Se a Torre for posicionada em uma rotação diferente da Torre que já está protegendo aquela linha, a transformação é permitida. Mas caso o jogador deseje colocar a nova Torre na mesma rotação em que está a Torre já colocada anteriormente, isso não é permitido, pois Torres somente podem ficar com a mesma rotação e defendendo uma mesma linha no tabuleiro por consequência de realocação de símbolos através de Estrelas ou o uso da Carta Laceração Obtusa.

 






Posts recentes

Ver tudo
Como jogar Calamandara

Calamandara é um jogo de tabuleiro abstrato e competitivo de estratégia. O objetivo do jogo é ser o primeiro jogador a alcançar o espaço...

 
 
 

Comments


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS!

Obrigado por se inscrever, viajante!

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

PAGAMENTOS

PIX

CARTÕES

BOLETO

Site 100% seguro

©2024 Editora Sunofesto. Todos os direitos reservados 

 Razão Social:  R. M. S. CAVALCANTE & C. A. PENNA LTDA - CNPJ: 51.353.053/0001-27

Endereço: Rua Barbosa de Freitas, nº 1741 - Sala 04, Aldeota - Fortaleza, CE - Brasil | CEP: 60.170-021

bottom of page